Para evitar a contaminação cruzada, o profissional deve se atentar aos mínimos detalhes da vestimenta antes de realizar o atendimento
2
O respirador PFF2 (N95 é a designação americana) protege contra a inalação de patógenos transmitidos por aerossóis. Deve ser utilizado durante todo o período em que o dentista estiver no ambiente contaminado. A PFF2 com válvula não deve ser utilizada, pois a válvula deixa sair as gotículas de saliva do dentista durante a expiração, contaminando o campo de trabalho.
3
O jaleco de pano branco pode ser utilizado para proteção da roupa branca (um por dia). Um pijama cirúrgico pode ser utilizado, alternativamente à roupa branca e ao jaleco de pano.
4
O sapato deve ser fechado. Sapatos que deixam o peito do pé exposto podem propiciar ferimentos com instrumentos perfurocortantes.
5
Mesmo utilizando óculos de grau, os óculos de proteção são recomendados para proteção dos olhos. Devem ser removidos em outro ambiente após o atendimento para não haver contaminação dos olhos com os aerossóis produzidos.
6
O face shield (protetor facial) é um equipamento indispensável para proteção do rosto e do respirador PFF2 contra gotículas.
7
As luvas devem ser trocadas a cada atendimento ou mais, se necessário.
8
Um avental descartável de gramatura 40 (ou maior) deve ser utilizado a cada paciente.
9
Um propé descartável deve ser utilizado caso o dentista não tenha um calçado de uso exclusivo no consultório.
1
O gorro protege os cabelos e deve ser descartável (um por paciente), com gramatura 30 (ou maior).