Utilização do BIO-C® TEMP como medicação intracanal em tratamento de um dente permanente avulsionado e reimplatado tardiamente: relato de caso

Laila Signorelli Maluf1, Marcos Coelho Santiago2, Priscila F. Paim3, Leandro Nascimento Rodrigues dos Santos4, Rodrigo Nogueira Aucélio5

Get Started
Objetivo:
Relatar um caso clínico de tratamento endodôntico utilizando um material à base de silicato de cálcio como medicação intracanal de um dente permanente avulsionado e reimplantado tardiamente.
Implicância clínica: a baixa solubilidade do BIO-C® Temp permite que ele fique em contato direto com as paredes do canal por mais tempo, além disso, a liberação gradual de íons cálcio também permite que o produto fique por 30 dias consecutivos dentro do canal sem troca ou remoção.
Relato de caso:
Paciente do gênero masculino, 13 anos de idade, compareceu à clínica com o dente 12 avulsionado. O dente permaneceu fora da cavidade oral por cerca de 30 minutos e o meio de armazenamento foi soro fisiológico. Após a limpeza e o reposicionamento do elemento dentário, fez-se necessária a instalação da contenção com fio semirrígido. Posteriormente, o tratamento endodôntico foi realizado, no qual a medicação intracanal de escolha foi o BIO-C® TEMP, sendo realizada a proservação por 24 meses.
Discussão:
O BIO-C® Temp apresenta como vantagem, em relação às pastas de hidróxido de cálcio, a baixa solubilidade, proporcionando o íntimo contato com as paredes do canal por um período de tempo maior. A alta liberação de íons hidroxila de forma contínua e gradual acarreta o aumento significativo do pH da região (~12), tornando o ambiente impróprio para o crescimento bacteriano. A escolha do BIO-C® TEMP foi baseada em outros estudos in vitro em que esse material biocerâmico apresentou citocompatibilidade, maior indução da atividade de fosfatase alcalina e potencial de mineralização, quando comparado a outros materiais mais antigos presentes no mercado.

Consideração final:
O uso de um material à base de silicato de cálcio que possui propriedades biológicas importantes e formulação “pronta para uso” pode ser uma alternativa promissora como medicação intracanal em dentes traumatizados.